Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Vestir consciente


Podemos ser ecologicamente conscientes na hora de escolher o que vestir, e no cuidado e atenção que damos às peças do vestuário.

Muitas empresas do setor têxtil estão demostrando sua preocupação com o meio ambiente. Algumas estão empenhadas em descobrir e aplicar matérias primas alternativas e renováveis, outras em garantir políticas de responsabilidade social.
A certificação sustentável é um meio para nos mantermos atentos à essas questões.

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) criou o selo Qual, que foi desenvolvido para testar o grau de comprometimento das empresas do setor têxtil com as questões socioambientais. São avaliados: o descarte correto dos resíduos, a redução de água e energia na fabricação, a criação de metas ambientais, a implantação de políticas de responsabilidade sociais e cumprimento das leis trabalhistas.

Devemos sempre estar conscientes da procedência dos materiais de consumo no nosso dia a dia, além de estarmos sempre atentos se são produtos saudáveis ou não.
Podemos nos perguntar: Os materiais presentes fazem mal para a saúde? São confortáveis para vestir? São materiais ambientalmente sustentáveis na obtenção e processamento? São recicláveis?
E assim, poderemos desenvolver em nós cada vez mais o consumo consciente.

Além da preocupação da procedência daquilo que consumimos, se faz extremamente necessário o cuidado com o que já possuímos. Aqui vão algumas dicas para sempre estar atento com as peças do vestuário.
- evite o desgaste de suas roupas
- guarde as roupas corretamente e organizadamente
- tenha atenção e separe as roupas na hora de lavar
- conserve suas roupas para o próxima estação
- recicle e doe suas peças sempre que possível

A consciência ambiental parte de cada um de nós. Faça a sua parte!!


Fontes: 
www.planetasustentavel.abril.com.br
www.sustentabilidade.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário