Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Elementos da Medicina Chinesa e as Estações do Ano

Na Medicina Tradicional Chinesa o ciclo das estações do ano influenciam as energias tanto no nosso próprio corpo como em tudo sobre a Terra.

Inverno - O inverno está associado ao elemento água. É a fase em que prevalece a força Yin, onde a energia é conservada e armazenada. Período propício para práticas de concentração e recolhimento das energias.
Primavera - A primavera está associada ao elemento madeira, onde tudo floresce. É um novo estágio em que a energia Yin do inverno se transforma em Yang. Período expansivo de alegria e geração.
Verão - O verão está associado ao elemento fogo. É a fase energética do ciclo mais cheia, a fase mais plena em Yang. É um período em que as atenções devem estar voltadas para o coração e as  emoções. Uma fase de muita energia circulando no corpo, de muito amor, compaixão, alegria e abundância. É um período de distribuição energética.
Verão prolongado - No finalzinho do verão chega um período de equilíbrio associado ao elemento terra. O fogo diminui equilibrando as energias tanto Yin como Yang. É uma fase em que o ciclo encontra-se no seu clímax, proporcionando sensação de bem-estar e plenitude.
Outono -  O outono é associado ao elemento metal. A energia começa novamente a concentrar para um período de armazenação. Nesta fase há libertação de tudo que está velho e gasto, como exemplo as árvores, que libertam suas folhas neste ciclo do ano. É um período de introspecção e meditação, de contrair as energias e reciclar sentimentos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário