Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Medicina Tradicional Chinesa

A medicina chinesa foi desenvolvida ao longo de milhares de anos através da observação dos sábios taoístas, que eram capazes de perceber os padrões comuns aos ambientes externo e interno do corpo. Tem como base leis que governam o organismo humano e a interação deste com o ambiente seguindo os ciclos da natureza. Seria como se o nosso corpo estive em constante movimentação e transformação, assim como o universo.
Os princípios básicos são as relações entre Yin e Yang, os cinco elementos e a circulação energética pelos meridianos do corpo. A partir do entendimento destes princípios a medicina chinesa é capaz de compreender os fatores causadores de desequilíbrios energéticos e tentar estabelecer a fluidez das energias obtendo o equilíbrio.
O diagnóstico procura relações entre alimentação, comportamento, transpiração, pulso, língua, condições da natureza a que esteve exposto entre outros para determinar o tratamento a ser realizado. O tratamento energético pode ser através da combinação de técnicas como a acupuntura, moxabustão, ventosa, massagem, fitoterapia e etc..
É preciso entender que a medicina tradicional chinesa é uma ciência energética funcional, onde o corpo é considerado como um todo e distúrbios orgânicos são produtos de desequilíbrios energéticos. 

Um comentário:

  1. A medicina Chinesa só trouxe alegria para nossas vidas!!!

    ResponderExcluir