Nas repetidas tentativas de sair do labirinto, deixamos de aprender com os erros do percurso. Libertar o pensamento do hábito é um dos mais difíceis desafios que enfrentamos na busca da felicidade.
Na tentativa de colocar em ordem nossas potencialidades mentais, é útil identificar quatro níveis de pensamento.
Níveis de pensamentos:
1º nível - O primeiro é o pensamento negativo. É o pensamento crítico, raivoso, temeroso, egoísta e preguiçoso, que só traz tristeza e inquietação.
2º nível - O nível seguinte é o pensamento inútil, com o qual costumamos remoer o passado. Nós nos preocupamos com o que foi ou deveria ter sido, e gastamos tempo nos sentindo ansiosos sobre coisas que não podemos controlar.
3º nível - O terceiro nível é o pensamento necessário, do tipo: “Preciso fazer compras” ou “Preciso pegar as crianças na escola”.
4º nível - O nível mais alto é o pensamento positivo, que gera calma, amor e criatividade, e estimula a harmonia e a felicidade. Tendo consciência desses níveis, podemos escolher elevar nossos pensamentos para o nível mais alto, libertando-os das algemas do hábito.
Somente quando atingimos níveis mais elevados de pensamento conseguimos nos livrar das amarras mentais que nos prendem à situações de confronto entre a solução e o problema, negatividade e positividade, ou entre a mente e o coração.
Uma técnica para estimular o pensamento positivo é a da autossugestão, que consiste na repetição de variadas frases de alto teor benéfico e positivo, esvaziando a mente de pensamentos negativos.
Essa prática pode ser feita a qualquer hora, basta que antes façamos um breve relaxamento com três respirações profundas e logo em seguida repitamos a frase escolhida por três vezes, seja em voz alta ou semitom.
Algumas sugestões: Eu sou amor - Eu sou a harmonia - Eu sou a saúde plena - Eu sou a tolerância - Eu sou luz - Eu sou o poder divino em ação - Eu sou a paz.
Fontes: Aprenda a relaxar, Mike George, Publifolha & Curso Completo de Terapia Holística e Complementar, Nei Naiff, Nova Era.
Nenhum comentário:
Postar um comentário