Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Elevando pensamentos


Dentro de nós é o único lugar onde podemos ser verdadeiramente livres. Porém, o pensamento está sujeito a rotinas restritivas. Muitas vezes, a ansiedade se torna habitual e quando pensamos em possíveis soluções caímos nas mesmas respostas.
Nas repetidas tentativas de sair do labirinto, deixamos de aprender com os erros do percurso. Libertar o pensamento do hábito é um dos mais difíceis desafios que enfrentamos na busca da felicidade.
Na tentativa de colocar em ordem nossas potencialidades mentais, é útil identificar quatro níveis de pensamento.

Níveis de pensamentos:
1º nível - O primeiro é o pensamento negativo. É o pensamento crítico, raivoso, temeroso, egoísta e preguiçoso, que só traz tristeza e inquietação. 

2º nível - O nível seguinte é o pensamento inútil, com o qual costumamos remoer o passado. Nós nos preocupamos com o que foi ou deveria ter sido, e gastamos tempo nos sentindo ansiosos sobre coisas que não podemos controlar. 

3º nível -  O terceiro nível é o pensamento necessário, do tipo: “Preciso fazer compras” ou “Preciso pegar as crianças na escola”. 

4º nível - O nível mais alto é o pensamento positivo, que gera calma, amor e criatividade, e estimula a harmonia e a felicidade. Tendo consciência desses níveis, podemos escolher elevar nossos pensamentos para o nível mais alto, libertando-os das algemas do hábito.

Somente quando atingimos níveis mais elevados de pensamento conseguimos nos livrar das amarras mentais que nos prendem à situações de confronto entre a solução e o problema, negatividade e positividade, ou entre a mente e o coração. 
Uma técnica para estimular o pensamento positivo é a da autossugestão, que consiste na repetição de variadas frases de alto teor benéfico e positivo, esvaziando a mente de pensamentos negativos. 
Essa prática pode ser feita a qualquer hora, basta que antes façamos um breve relaxamento com três respirações profundas e logo em seguida repitamos a frase escolhida por três vezes, seja em voz alta ou semitom. 
Algumas sugestões: Eu sou amor - Eu sou a harmonia - Eu sou a saúde plena - Eu sou a tolerância - Eu sou luz - Eu sou o poder divino em ação - Eu sou a paz.

Fontes: Aprenda a relaxar, Mike George, Publifolha & Curso Completo de Terapia Holística e Complementar, Nei Naiff, Nova Era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário