Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tratamentos naturais para cólica menstrual

A cólica menstrual é um problema que atinge muitas mulheres e a dor pode ser intensa causando muito desconforto e mal-estar.
A dor em si é causada pela liberação de uma substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião).
Os sintomas são dores geralmente concentradas no abdômen e na área umbilical, podendo ser sentida na região lombar também. Em alguns casos podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia e dores de cabeça.

Algumas ervas naturais que trabalham no relaxamento dos músculos ajudam a diminuir as cólica e possuem propriedades sedativas. São elas:
- erva-cidreira: promove o fluxo menstrual e alivia as cólicas; 
- camomila: alivia dores no corpo e traz tranquilidade em geral;
- cava cava: atua no relaxamento da musculatura e alivia o estresse.

Na aromaterapia é possível utilizar óleos de gerânio, camomila e jasmim para massagens relaxantes abdominais no baixo ventre. Um banho de imersão com algumas gotas de óleo essencial também seria ótimo.

Existem algumas posições de Yoga que trabalham esta região e podem ajudar na menstruação. São elas:
- Marjariasana: estimula a coluna vertebral e ativa circulação sanguínea dos órgãos do baixo ventre
- Supta baddha konasana: posição de relaxamento que abre a região pélvica e expande a caixa torácica.
- Balasana: alivia cólicas e dores nas costas.
Lembrando que é sempre bom mulheres menstruadas evitarem práticas fortes e posturas que coloquem muita pressão na região abdominal e torções fortes. Os asanas indicados são aqueles que alonguem a coluna, e, consequentemente, aumentem o espaço entre a cintura pélvica e a caixa torácica, permitindo que os órgãos internos tenham bastante espaço para trabalhar.



Fonte:
http: www.drauziovarella.com.br
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário