Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pranayamas - exercícios respiratórios


Ninguém consegue viver sem ar e sem dúvida a respiração significa vida.

Os exercícios de pranayama, desenvolvidos nas práticas de Yoga, representam o domínio da respiração e, consequentemente, do Prana, energia vital universal. A técnica beneficia a absorção de oxigênio, vitaliza as células do organismo, trabalha o equilíbrio mental e desperta para o autoconhecimento trazendo vitalidade ao corpo. 
O objetivo desta técnica respiratória é diminuir o ritmo do metabolismo, e consequentemente, o movimento psíquico dos pensamentos. A partir do momento em que restringimos a expiração ou inspiração diminuímos a atividade da mente e entramos na condição de concentração mental.
Além dos benefícios fisiológicos é possível observar o desenvolvimento profundo do autoconhecimento a partir da quietude interior. É possível mergulhar dentro de si de maneira clara e consciente.
É importante lembrar que para praticar os exercícios respiratórios devemos respeitar nosso corpo e limites. Em qualquer sinal de tontura, falta de ar ou vertigem o praticante deve interromper a prática e acalmar a respiração e batimentos cardíacos.

Para introduzir o hábito da respiração consciente aqui vai uma dica para iniciar o dia respirando e entrando em contato consigo mesmo:

Sente-se de forma confortável, com a coluna ereta. Comece primeiramente tomando consciência da sua respiração, observando como ela acontece no momento presente. Devagar vá interferindo na respiração, e comece a expirar completamente, eliminando o ar velho e as toxinas. Em seguida inspire profundamente, dando início a uma respiração profunda e suave, observando um leve intervalo entre a inspiração e a expiração, tanto com os pulmões cheios quanto vazios. Esse breve intervalo entre a inspiração e a expiração nos permite cessar os pensamentos e nos concentrar em nós. Permaneça por alguns minutos observando esse movimento ondular da respiração. Mantendo a mente atenta, a coluna ereta, e a atenção concentrada entre as sobrancelhas. Procure equilibrar o tempo da expiração e da inspiração, buscando chegar a uma respiração suave e confortável.

Essa prática é um estágio primário do trabalho de pranayama. Com ela energizamos todo o tronco, aproveitando melhor a capacidade dos pulmões. Se pudermos desenvolvê-la não somente durante a prática, mas ao longo de todo nosso dia, representará um significativo avanço no caminho do autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário