Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Apiterapia

Apiterapia é uma  medicinas alternativas que usa os produtos da abelha (mel, própolis, pólen, geléia real, cera, apitoxina e larvas de zangão) para fins terapêuticos em seres humanos e animais. No mundo, são muitos os países que fazem uso desta terapia, inclusive sendo comum em clínicas especializadas, com profissionais de várias especialidades da área da saúde.
Há 5.000 anos os chineses já conheciam as propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas, assim como as culturas egípcia, hebraica, grega, hindu, persa e romana, entre outras. No antigo Egito, o veneno das abelhas já era utilizado no tratamento de reumatismo e de artrite. No Ocidente, notadamente na Europa, esta terapia natural é praticada há quase 100 anos.
A apiterapia utiliza produtos 100% naturais e é uma opção para aqueles que querem sair do ciclo constante de abusos na saúde por produtos químicos. Sabemos que ao mesmo tempo em que esses medicamentos químicos amenizam ou alcançam a cura imediata de determinadas doenças, eles também podem provocar sérios danos ao organismo pelo simples fato do seu uso: efeitos colaterais transitórios ou permanentes.
Os produtos da colmeia nos oferecem um método natural de cura, bem como, um método complementar de nutrição. Reforça o sistema imunológico e melhora as funções vitais do organismo, evitando assim inúmeras doenças. E o mais importante disso tudo é que estão ao alcance de todos. Podem ser consumidos sem perigo para a saúde, desde que quem os consuma não seja alérgico a nenhum de seus componentes, como por exemplo, aos componentes do pólen ou da geleia real.
Algumas propriedades:
O mel - é fonte de energia e vitaminas . Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às propriedades nutricionais maravilhosas.
O própolis - possui propriedades antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres. É uma substância resinosa obtida pelas abelhas e útil ao ser humano devido poder antibactericida e antifungicida.
A geleia real - este produto contém propriedades energéticas. Aconselhado em casos de fadiga, stress, depressão, anemia, pois permite uma recuperação das forças. 
A apitoxina - também conhecida como veneno ou ferrão da abelha, é produzida na glândula de secreção e uma maneira de defesa. A terapia com picadas de abelhas (reconhecida pelo Ministério da Saúde)  em pontos estratégicos do corpo, semelhante à acupuntura, é utilizada com sucesso para tratar doenças articulares, como artrites, artroses e tendinites, e também infecções, doenças cardiovasculares e pulmonares.

Vamos aproveitar nossas riquezas naturais!
Experimente!


Fontes: - http://www.abelhasaude.com.br
            - Apiterapia: Tratamento com Produtos das Abelhas, Carlos E. C. dos Santos e Marcos O. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário