Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Raiz da saúde

Peludinho e marrom por fora, o inhame é uma raiz comestível e muito energética. Presente por séculos na base alimentar de populações nativas da Ásia e África, é um importante alimento na medicina caseira.
O inhame é rico em amido, com a vantagem de ser de fácil e rápida digestão. É também rico em vitaminas, cálcio, fósforo e ferro.
Na fitoterapia é considerado um depurativo do sangue, pois limpa e favorece a eliminação das impurezas do sangue. Na cultura oriental é considerado um fortificante dos gânglios linfáticos que são importantíssimos para o sistema imunológico.
É tão poderosa essa raiz que o IBGE publicou um estudo que recomenda a utilização da planta na prevenção da malária, dengue e febre amarela.

Emplastro de inhame
Descasque e rale, na parte mais fina do ralador, uma quantidade suficiente de inhame para cobrir a área afetada. Um pouquinho de gengibre ralado também seria ótimo. Use 10 partes de inhame para 1 de gengibre.  Misture tudo com farinha de trigo e água. A pasta precisa ficar bem molhada. Aplique diretamente sobre o local e cubra com um pano bem fininho ou gaze. Retire depois que o emplastro estiver seco.
O emplastro pode ser usado contra dores, feridas inflamadas, tumores e hematomas. Também ajuda na retirada de espinhos na pele, furúnculos, espinhas e unha encravada.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir