Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Consumo consciente


A humanidade hoje consome mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os atuais padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já se reflete no acesso escasso de água potável em vários países, na poluição de grandes centros urbanos e no aquecimento global.
A melhor maneira de ajudar o planeta e toda a humanidade é a partir de nossas escolhas de consumo.
Todo o consumo causa impacto tanto para o lado positivo ou negativo. Impacto na economia, nas relações sociais,  natureza e em nós mesmos. Ao termos consciência na hora de escolher o que comprar, de quem comprar, a maneira de utilizar e descartar, podemos buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos.
Pensando nas consequências de nossos atos podemos realizar uma série de mudanças socioambientais. Porém, as mudanças sempre devem partir de nosso íntimo para que reflitam em nosso convívio social. A partir de cada ato individual há um exemplo a ser seguido.

O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples. O impacto da compra, o uso e descarte dos produtos, a escolha das empresas da qual comprar, são meras ações que podem influenciar no equilíbrio e sustentabilidade da vida.

O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária.

E, então, qual a sua prática de consumo consciente?






Nenhum comentário:

Postar um comentário