Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ervas de primeiros socorros

A maioria de nós possui um kit primeiros socorros para situações que exigem alguns cuidados como cortes, arranhões, hematomas, picadas de inseto e queimaduras leves. 
Gel babosa
Existem ervas que podem auxiliar em casos como estes, e que são essenciais a todos aqueles que querem ter em casa uma alternativa aos alopáticos. 
Muitas destas ervas são encontradas em forma de gel e pomada em lojas de produtos naturais.
Para as pessoas que pretendem ou já possuem um quintal com ervas, vale a pena sempre estar preparado nos momentos inusitados, principalmente quando se tem crianças em casa. 

- Babosa (Aloe vera): calmante e cicatrizante. Colha a folha fresca, raspe o gel interno e aplique diretamente em queimaduras leves (incluindo as de sol), irritações e arranhões. 

- Calêndula (Calendula officinales): antisséptico e cicatrizante. Utilize as flores para fazer um chá e aplique sobre machucados. Feridas na gengiva e aftas podem ser tratadas com gargarejo.

Camomila e calêndula
- Camomila (Matricaria recutita): calmante e relaxante. Tome o chá para aliviar insônia e náuseas. A infusão resfriada pode ser usada em peles irritadas ou com vermelhidão.

- Confrei (Symphytum officinale): forte cicatrizante. Bata ou macere as folhas frescas e use em compressas em machucados, arranhões e hematomas. 

- Hamamélis (Hamamelis virginiana): anti-inflamatória, anestésica, antibacteriana e calmante. Embeba um chumaço de algodão em uma infusão e aplique em picadas de insetos e queimaduras leves. 

Confrei e Hamamélis
- Lavanda (Lavandula angustifolia): cicatrizante, calmante e anti-inflamatório. O óleo essencial pode ser aplicado diretamente na pele para picadas de insetos e queimaduras leves, no caso de dores de cabeça massageie as têmporas com o óleo.


Tanchagem

- Tanchagem (Plantago lanceolata): cicatrizante e anti-histamínica. Macere ou bata as folhas frescas e aplique sobre a pele machucada ou picada por insetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário