Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A teoria do Yin Yang


Chama-se yin yang a relação recíproca das partes opostas existentes no Universo.
A teoria Yin Yang considera o mundo como um todo e que esse todo é resultado da unidade contraditória de dois princípios universais, o yin e o yang. Não podendo haver o yin sem yang, nem yang sem yin. 
Todos os aspectos e fenômenos do universo estão expressos em dois opostos, como o dia e a noite, masculino e feminino, calor e frio, atividade e repouso... Tudo é construído pelo movimento e transformação de dois pólos yin e yang.
A partir da manifestação yin yang é possível classificar fenômenos e manifestações:

- conforme os caracteres físicos - considerando-se que tudo o que é animado, em movimento, exterior, ascendente, quente e luminoso, corresponde a uma ação yang. E, tudo o que está em repouso, tranquilo, interior, descendente, frio e sombrio, corresponde a uma substância yin.
- conforme os caracteres manifestados na natureza - considerando-se que o céu (que está no alto) é yang, a terra (que está embaixo) é yin. O fogo (de natureza quente e ascendente) é yang, e a água (que é fria e escorre) é yin. 

O fato de pertencer ao yin ou yang não é absoluto mas relativo, uma vez que estão em constante transformação e profunda interação. A antítese e oposição tem efeito mútuo, e garante o equilíbrio dinâmico. 
Em um corpo humano em boa saúde, os dois aspectos não coexistem de forma pacífica e sem relação um com o outro, ao contrário, eles se afrontam e se repelem mutuamente, garantindo o nascimento e desenvolvimento um do outro de forma conjunta. 

"Os dois aspectos opostos e unidos do Yin e Yang não estão em repouso, mas estão sempre em movimento de crescimento e decrescimento recíproco. Quando o Yang decresce, o Yin cresce, e quando o Yin decresce, o Yang cresce".


Fonte: O diagnóstico na Medicina Chinesa- B. Auteroche

Um comentário: