Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Chakra do Plexo Solar

O chakra do plexo solar é também conhecido como Manipura, e traduzido como “lugar das gemas”. Localizado acima do umbigo, é representado pelo elemento fogo e por dez pétalas na cor dourada ou amarela.

É possível pensar em Manipura como o sol em nosso corpo. Ele recolhe e irradia energia regulando o fluxo energético por todo corpo físico.  É um ponto de união das linhas de energia sutil que controlam as funções corporais.
Problemas energéticos neste chakra muitas vezes são desencadeados por stress. Esse centro energético é uma das principais regiões do corpo que reagem ao cansaço, pressões e desgastes físicos e mentais.  
Desequilíbrios no Plexo Solar podem desencadear problemas digestivos como gastrites, úlceras, diabetes e má digestão. Na parte emocional, o desequilíbrio pode fazer você se sentir extremamente exaurido de energia, com excesso de preocupações, ansiedades e impaciência. Você pode se sentir deprimido, inseguro e teimoso.  Mas quando em equilíbrio, a depressão se transforma em alegria, a insegurança e teimosia em experiências de amor e confiança.
É por meio do Manipura que nos conectamos com nosso Sol interior, nossa luz. Em termos energéticos, é nesse centro que estão nossas reservas energéticas. Quando desperto, sentimo-nos sem medo e quaisquer obstáculos em nosso caminho são destruídos. É possível através de toda essa energia transformar nossos sonhos em realidade. Descobrir nosso poder pessoal.

O fogo, simbolizado através do Manipura, possui três significados: o Sol, o fogo interno e o Espírito. Não é por acaso que este chackra representa a transição entre a condição física e espiritual. A maioria das pessoas considera difícil ir além do terceiro chackra, pois estão fechadas na condição física negando o vínculo espiritual. 
É possível equilibrar e transpor as barreiras energéticas dos três primeiros chakras principais, e assim, prosseguir para a purificação do chakra do coração. Reconheça seu corpo, seu cansaço e seus limites. Liberte-se de seus bloqueios. Aceite você da sua maneira, com segurança e alegria.
Minhas dicas para o equilíbrio do Manipura são alimentos na cor amarela, como a banana, melão e manga. Dentro da aromaterapia a utilização dos óleos de sálvia, junípero e gerânio são muito bem-vindos. Já na fitoterapia a amora-preta e a hortelã são ótimos aliados para equilibrar o corpo astral e acalmar desequilíbrios digestivos, principalmente aqueles causados pelo stress. 
Para a parte física são indicadas posturas que fortalecem a região abdominal e pâncreas, como: gomukasana, ardha matsyendrasana e ustrasana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário