Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Benefícios do Alecrim


Conhecido por seu aroma inconfundível e característico, o alecrim é símbolo de amor e fidelidade. No latim, seu significado é "orvalho que vem do mar", denominação dada pelos romanos devido ao aroma da planta, que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas. 

Muito utilizado na culinária, o sabor e aroma do alecrim conferem pratos deliciosos. Na saúde, auxilia na digestão e problemas de estômago. Estudos recentes também apontam o alecrim como estimulante da circulação sanguínea e da memória e concentração.
Externamente, o óleo de alecrim ou infusão de água de banho podem ser utilizados para dores musculares. Lembrando que banhos antes de dormir podem estimular e mantê-lo acordado. 
A erva também é utilizada para estimular e tonificar os folículos capilares. Faz-se um tônico capilar com as folhas de alecrim em infusão, aplicando na cabeça para fortalecer os cabelos. 
Na infusão do chá, não deve-se utilizar mais de 4g por dia. Grandes quantidades podem irritar o estômago, além não ser indicado na gravidez e período de amamentação. 
Dicas para utilização:
- Para dores de cabeça diluir 2 gotas de óleo essencial em 10ml de óleo carreador e massagear as têmporas. 
- Para dores musculares adicionar ao banho infusão de alecrim. Adicionar 4 colheres de sopa de alecrim em 1L de água e deixar em infusão por 20 minutos. Acrescente a infusão ao banho. 

- Na culinária preparar azeite com alecrim. Adicionar um raminho de alecrim ao azeite. Fácil, fácil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário