Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

O que é Acupuntura?!

Desenvolvida há milhares de anos na China, a acupuntura é considerada uma técnica original, sem
equivalente entre as práticas de qualquer outra civilização ou tradição no mundo.
É uma forma de tratamento que emprega o estímulo de locais precisos da pele, principalmente através de agulhas filiformes de metal, e moxabustão, que é a queima localizada da erva Artemisia vulgaris em bastão. 
De acordo com a medicina tradicional chinesa, a acupuntura visa equilibrar as forças yin e yang no corpo, as funções dos órgãos internos e melhorar as defesas do organismo.
Hoje diversas pesquisas científicas estão sendo desenvolvidas no mundo todo. Sabe-se que cientificamente as agulhas na acupuntura teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal). As células seriam ativadas e liberariam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. Estudos também apontam  a estimulação da liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, que possui poder antiinflamatório e analgésico. 
Artemisia vulgaris em bastão
O tratamento com acupuntura é realizado em sessões contínuas ou intercaladas. Algumas doenças como torcicolo, resfriados e outras doenças cotidianas podem ser curadas em uma única sessão. Outras, como as doenças crônicas, podem exigir seis meses ou mais de tratamento.
Como técnica curativa, tem um vasto campo de aplicação e é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), possuindo sucesso nas seguintes condições patológicas:



- enxaqueca e dores de cabeça crônicas
- resfriados, gripes e sinusites
- labirintite
- asma e alergias respiratórias
- distúrbios gástricos
- irregularidades menstruais
- tendinites, distensões, artroses e dores na coluna
Dentre diversas outras..

Hoje, a autorização da prática da acupuntura gera muita polêmica pois não existe uma legislação especifica no Brasil para essa prática. O ideal é que o profissional seja formado na área da saúde e tenha   boa especialização.

Enfim, sempre nos esforçamos para trazer para nossos leitores um pouco das alternativas existentes para manter nosso corpo em equilíbrio. 

A pesquisa médica cada vez mais está voltada para descobrir a cura das mais diversas doenças, porém muito se esquece quando o assunto é manter e adotar medidas preventivas para a boa saúde. 


Fontes: Livro Medicina Complementar - Alex Botsaris e Telma Mekler
           Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário