Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Simbologia da Flor de Lótus

Símbolo de elevação e espiritualidade, o lótus é a imagem da pureza de espírito representada na beleza da sutilidade. 
Na mistica indiana, "nascido da lama" (pankaja) é um termo poético do sânscrito para o lótus indiano. Como imagem e ícone, o lótus evoca a constatação de que toda a vida, enraizada na lama e alimentada por matéria decomposta fluida e em constante mudança, abre-se ao espaço e luz. A lama e a fluidez simbolizam as qualidades substanciais da natureza, incluindo a natureza da mente. A flor na formosura de suas múltiplas pétalas, simboliza o conjunto de qualidades mais sutis, com o dourado e esplendor do espírito no centro.
Rá ou Ré - Deus Sol do Antigo Egito

Na mitologia egípcia um lótus emerge das águas profundas e escuras do mar primordial como emblema do espírito da vida, luminoso e perfumado, revelando-se, às vezes, como criança divina, o Deus solar Ré (ou Rá).




Pintura Basohli - Índia
Na pintura de Basohli é possível observar a representação de Radha e Krishna envolvidos em pétalas de lotús. A relação entre homem e mulher manifestada pelo principio indiano de que o Espírito (Krishna/purusha) e a Natureza (Radha/prakriti) são princípios eternos. Existem um para o outro, ele para a visão da Natureza da criação dela, e ela para a felicidade da união de Espírito com ele. 

Akshobhya - o Budha Impassível 


A típica imagem de Budha sentado em um trono em forma de lótus (Akshobhya, o Budha Impassível), mostra que assim como a lama, o mundo do sansara não o perturba. Toda a matéria decomposta e tudo o que está de passagem não o perturba. Ele toca o chão, mostrando que não está separado da lama. Ele mostra que o nirvana, do qual ele é a imagem, não está afastado do sansara, e nem o sansara do nirvana. 
Muitos monges e budistas em práticas meditativas imaginam flores de lótus surgindo debaixo de seus pés enquanto andam, assim estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.
Enfim, a simbologia está presente em todas as sociedades humanas e expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo uma das formas de representação da realidade. Esta flor é cheia de enigmas e mistérios que podem nos tocar e trazer a aproximação com outras culturas e com o mundo ao nosso redor. 

Fonte: O livro dos símbolos - Taschen

Nenhum comentário:

Postar um comentário