Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pachamama


Pachamama é a Mãe Terra e toda a natureza é seu templo.
As montanhas são seus altares, os rios seus caminhos, as matas seus cabelos e os lagos seu sorriso.
Terra, mulher, mãe, deusa... esta é Pachamama.
É grande mãe nos sentidos mais profundos e diversos.
Para os povos indígenas andinos da América do Sul, "pacha" significa terra, e por extensão, "cosmos", "universo"; "mama" significa mãe.
Ela é considerada a grande mãe das colinas e dos homens, é considerada a terra, o espaço e o tempo. Quando se diz Pachamama, se exemplifica o todo ao nosso redor e nós mesmos.

"Eu sou a noite, a manhã
Eu sou o fogo, fogo na escuridão
Sou pachamama, sou sua verdade
Eu sou o canto, vento da liberdade
Eu sou o céu, a imensidade
Eu sou a terra, mãe da eternidade
Sou pachamama, sou sua verdade
Eu sou o canto, vento da liberdade"
Traduzido - (SOSA, 2011)

Neste dia (5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente) convidamos todos a refletir sobre nosso papel como verdadeiros filhos da terra.

São tempos de memória. Tempo de recuperar o cheiro da terra molhada, de abrir os olhos para o horizonte e contemplar a beleza. É hora de fecundar a cultura e a terra, para que sejamos presenteados com os mais belos frutos. É tempo de desvendar os olhos, de descobrir que em cada passo da humanidade se faz um só caminho. Somos terra, sol, chuva e estrelas. Somos o que hoje fazemos germinar. Por isso, reverenciamos à ti, Pachamama, Mãe do Mundo e Mãe das Mães. Gritos da terra, de choro e de riso. Gritos de sonhos, de um futuro. Somos e sempre seremos raízes de uma mesma árvore, filhos de uma só mãe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário