Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alimentação colorida



Alimentação saudável compreende uma dieta balanceada, colorida e variada, dosando-se quantidades sem perder de vista a qualidade, de forma que, satisfaça plenamente as necessidades do organismo.
É importante ressaltar a moderação na ingestão dos alimentos tendo em mente que devemos nos alimentar para viver e não viver para comer.
Uma boa alimentação envolve cereais, sementes, frutas, verduras e legumes de várias cores, dê preferência as da estação, porque além de serem mais baratas são mais ricas em nutrientes, especialmente vitaminas e sais minerais. 
Quanto mais colorido for o prato que você ingerir, maior será o benefício para a saúde por conter mais substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, cada tipo de alimento de uma cor diferente , representa um princípio ativo, que age na prevenção de doenças crônicas inclusive o câncer.
Segundo nutricionistas o ideal é que se atinja o mínimo de três a quatro cores diferentes nas principais refeições desjejum, almoço e jantar.
Se usarmos o bom senso para nos alimentarmos, tendo moderação e variando nas cores, estaremos plantando saúde.
Bastando para isso a prática diária da mudança dos hábitos alimentares, aliados aos remédios ambientais que a natureza nos fornece tais como: o sol, sono, água, ar puro, caminhada.
Certamente estaremos em outro patamar colhendo saúde, vigor e vida longa. 

Aspectos benéficos específicos por cor:


  • Laranja - Ricos em vitamina A e C possuem ótimos antioxidantes combatendo os radicais livres. São benéficos para a pele e podem ser encontrados na cenoura, abóbora, tangerina, manga e batata doce.


  • Amarelo - São alimentos também antioxidantes e ricos em vitamina A e C. Agem no fortalecimento dos tecidos, dos cabelos, combatem a cegueira noturna, mantém o sistema nervoso saudável. Protegem o coração e aumentam de maneira geral a imunidade do organismo. Estão presentes no abacaxi, ameixa amarela, caju, pêssego, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e maracujá.


  • Vermelhos - Os alimentos vermelhos são também antioxidantes contém licopeno uma substância que produz a cor avermelhada. Aliado a vitamina C, atua na proteção contra diversas doenças, auxiliando na prevenção do diabetes, da hipertensão, das doenças vasculares, do envelhecimento precoce e impedem o aparecimento do estresse físico e mental. Podemos citar o pimentão vermelho, tomate a beterraba, maça, melancia, cereja, repolho roxo, morango uva, caqui, framboesa, pitanga, romã, goiaba e a nectarina.


  • Verdes - Os alimentos verdes também apresentam antioxidantes que combatem os radicais livres, contém ferro,cálcio, potássio, magnésio, vitaminas A, C, e K, a cor verde é resultante da clorofila um potente energético celular. Além das propriedades da vitamina A e C já citadas nas outras cores, podemos falar sobre a importância do ferro. Encontrado nas fontes animais como a carne, peixe, gema de ovo e cereais, é também encontrado em grande proporção nos vegetais. Em especial nos verde escuro como o espinafre, o brócolis, e a couve, participam na formação dos glóbulos vermelhos, que levam o oxigênio para as células de todo o corpo, sua insuficiência provoca a anemia. As substâncias presentes, nos vegetais verdes têm propriedades antiinflamatórias, protege contra cataratas, e reduzem o risco de diversos tipos de câncer, previnem contra doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, derrames, cáries, e ajudam na diminuição dos índices de mortalidade infantil. Os vegetais verdes contém mais vitaminas C que as laranjas, mais vitamina E que o trigo, são encontrados também na couve-flor, acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, rúcula, pimentão verde, manjericão, abacate, kiwi, ervilha, abobrinha, quiabo, vagem, ervilha, limão e pepino.

* Evite após as refeições o consumo de chá e café, pois a substância tanino constante desses produtos, inibem a absorção do ferro e do cálcio.


  • Brancos - Os alimentos brancos, ricos em substâncias antiinflamatórias, antifúngicas e antitumorais. Sua cor branca é resultante da flavina rica em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células eajuda no metabolismo das proteínas. Podem se encontradas essas substâncias nos alimentos a seguir: alho, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pêra, palmito, chuchu, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete. Os alimentos em destaque a seguir como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são também excelentes fontes de cálcio e de potássio, agem na formação e manutenção dos ossos e músculos.


  • Marrons - Composto, pelos cereais integrais e sementes, possuem grande quantidade de fibras, são ricos em selênio, vitamina B e E, tem funções antioxidantes, vasodilatadoras, anticoagulantes, atuam contra a fadiga. Suas fibras regulam o intestino, agem no controle do colesterol e da diabetes, combatem a ansiedade, e a depressão e previnem contra o câncer e as doenças cardiovasculares. São encontrados nas nozes, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, feijão, lentilha, pão integral, pinhão, soja, tamarindo e trigo.


  • Roxos ou azulados - Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1, conhecida como a vitamina da disposição mental e da energia física. Beneficia o sistema nervoso, os músculos, o coração, retarda o envelhecimento e neutraliza substâncias cancerígenas. Principais fontes: alcachofra roxa, ameixa roxa, amora, uva, figo, beterraba, repolho roxo, berinjela, feijão-preto, figo e jabuticaba.

Fonte: http://www.vigorevida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário