Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mahaśivarātri


Mahashivaratri, o que se traduz literalmente como "grande noite de Shiva" é um festival Hindu amplamente comemorado na Índia, bem como no Nepal. O festival é celebrado no dia da lua nova no mês de Magha (mês de fevereiro ou março) de acordo com o calendário Hindu. O dia é comemorado para venerar o Senhor Shiva, uma divindade importante na cultura hindu.
Esse dia é de orações, rituais e práticas espirituais. Na Índia, em todos os templos de Shiva, há uma grande comemoração nesse dia.

Shiva, na tríade védica, é o Destruidor, o Transformador, ao lado de Brahmā, o Criador, e Vishnu, o Preservador. 

Shiva dissolve a criação para o aparecimento de outra. Ele remove a ignorância para dar lugar ao conhecimento. Ele ajuda os yogis e domina as disciplinas físicas e mentais. Muitos se espantam ao vê-lo envolto em cobras. A cobra simboliza o ego, o ahaṅkara, que para ele não é um problema. Para ele, o ego é uma decoração, pois ele tem o conhecimento do Eu real, ilimitado. 

No dia de Mahashivaratri os devotos passam o dia em atividades religiosas e espirituais. Ficam em silêncio, jejum e orações, e no templo há, durante todo o dia, até a meia-noite, uma corrente contínua de repetição do mantra Om namah Shivaya (Om saudações a Shiva). Durante o dia vários rituais são feitos. À noite é feito o arati (ritual simples com fogo e cânticos) e é distribuído prashada (alimento abençoado) para todos.
Durante todo esse dia e essa noite, Shiva, que significa auspiciosidade, é lembrado. Não só ele, mas o que ele representa: a dedicação total à chamada vida espiritual e à busca do conhecimento; a destruição completa da ignorância e quaisquer obstáculos que possam existir.

Feliz Mahaśivarātri!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário