Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

O real valor da amizade


"Quem tem um amigo tem um tesouro". 

Ter um amigo é amar, é doar, é oferecer aquilo que temos de melhor com sinceridade e desinteresse.

Um dia perguntei para uma índia da etnia Kaxinawá se ela possuía uma "melhor amiga", uma amiga em especial que pudesse compartilhar amor e carinho. Ela me olhou de maneira um tanto quanto confusa e depois de alguns minutos me respondeu. "Não. Na minha tribo todos somos amigos, ninguém é mais que ninguém."

Aquelas palavras me fizeram refletir.
Até que ponto estamos apegados? Por qual razão distinguir a importância daqueles que estão ao nosso redor? Por qual razão compartilhamos os nossos mais nobres sentimentos apenas àqueles de certa forma "selecionados"?

A nossa sinceridade,  ternura, compreensão e carinho deveriam ser formas de doação universal. A nossa capacidade de partilhar amor sem condicioná-lo deveria ser uma ação natural.
Muitas vezes acreditamos que para demostrar nossos reais sentimentos necessitamos da segurança do recebimento e retribuição.

Se não compreendermos que a amizade é amar. Se não compreendermos que nós tanto quanto qualquer outra pessoa em todo o universo merece o amor. Não seremos capazes de compreender que ninguém é mais que ninguém. Não seremos capazes de compreender que o amor é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário