Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tranquilidade da camomila

Talvez a mais popular de todas as plantas medicinais. Fortemente aromática, é uma erva européia aclimatada no Brasil. De flores miúdas, semelhantes a margaridinhas, enfeitam canteiros e vasos.
O intenso perfume doce despertou o interesse de antigos pesquisadores que acabaram por descobrir suas propriedades curativas. Popularmente, a camomila é utilizada para problemas digestivos, dores musculares, insônia, embelezamento da pele e cabelos. O conhecido “chazinho de camomila” é um potente relaxante e tranquilizante natural.
Considero a camomila uma planta delicada e de grande efeito. Ela é sedativa, tanto para o físico como para o mental. Atua acalmando alergias, inflamações, queimaduras, coceira e bolhas. Acalma também a parte muscular, diminuindo dores como cólicas menstruais. Mas o mais interessante é a atuação no sistema nervoso, amenizando tensões nervosas que podem provocar insônia, dores de cabeça e irritabilidade.
Indico a utilização dessa planta para tratar não apenas inflamações da pele ou problemas digestivos, mas também o que está na mente e nos faz adoecer. Toda a irritabilidade, nervosismo, descontrole, medo e alterações de humor podem ser amenizados não somente com a infusão do chá, mas também com o aroma calmante da camomila. 
Dicas caseiras:
- Ingestão do chá antes de dormir, pois acalmará a mente e corpo para uma boa noite de sonhos, que podem ser reveladores.

- Utilizar flores secas de camomila para fazer travesseiros. O aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.

- O chá como digestivo, ou seja, após as refeições. Principalmente se a combinação dos alimentos não cair bem.


- Compressas que podem ser feitas para cólicas ou para inflamações e inchaços nos olhos e face. Utiliza-se um pano limpo embebido no chá morno sobre o local. Para os olhos é mais prática a utilização do algodão. 

 Para quem utiliza a aromaterapia indico para um sono relaxante e equilibrador uma gotinha de camomila e uma de lavanda em cada lado do travesseiro.  

2 comentários:

  1. Nossa, mamãe está com alergias e a médica aconselhou a colocar compressas de chá de camomila no rosto!Você precisa ver o resultado, impressionante!bjos

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!!! Santa camomila!!! Pequena e delicada mas de grande poder..

    ResponderExcluir