Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Equilibrio Emocional na Medicina Chinesa

Estar em harmonia com suas energias e tudo que está ao redor não é uma das coisas mais fáceis. Somos submetidos a muitos desafios diários, que geralmente vêem acompanhados de sentimentos como: raiva, insegurança, culpa, medo, ansiedade, estresse, tristeza, entre outros.
Na visão da medicina tradicional chinesa, os desgastes diários de eventos tensos podem ocasionar bloqueios dentro dos meridianos e instalar emoções negativas. Sabe-se que o fígado é o órgão responsável por manter o fluxo da energia total do corpo, atuando diretamente sobre esses bloqueios energéticos. A partir disso, podemos começar a ter uma noção da importância do nosso sistema hepático.
Os olhos são a manifestação desse órgão. Muitas patologias como conjuntivite, visão seca ou embaçada, terçol e inflamações estão relacionadas à energia de fígado. As articulações dos joelhos e ombros também. Assim, bursites e dores no joelho sem causas aparentes são sinais de comprometimento energético desse órgão.
Para um bom equilíbrio emocional todas as emoções, boas ou más, devem passar pelo fígado e não devem ser reprimidas. A melhor maneira de lidar com elas é procurar se conhecer e avaliar. Entender suas falhas e aprender a lidar da melhor maneira possível consigo mesmo. Parar de fragilizar o nosso organismo com má alimentação e sedentarismo. Entender que muitas vezes entramos em um ciclo vicioso!! Os maus hábitos de vida levam ao desequilíbrio funcional do corpo, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia maus hábitos de vida. Simples assim.
Enfim, conseguir estabilizar o mental é o caminho mais fácil para o equilíbrio emocional. Não esquecendo que somos completamente responsáveis por tudo aquilo que vibramos. 

2 comentários:

  1. Adorei! Com certeza o mais difícil é manter o equilíbrio do ser é muito difícil. Mas é necessário para nosso desenvolvimento espiritual. O controle da mente no consumo dos alimentos, é essencial para mantermos um organismo saudável. Difícil mesmo é controlar a mente...acho que a recitação dos mantras acalma a mente, e nos permite libertar dos maus pensamentos. Um experiência que estou tendo as manhãs é a meditação da luz. Fiquei impressionada quanta energia flui quando faço a meditação da luz, e me da energia para o dia inteiro, fora que ajuda no controla da mente em todas os sentidos!Bjos Lala

    ResponderExcluir