Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Chackra umbilical


Também conhecido como Svadisthana (Swadisthana), ou centro do baço e umbigo. Pode ser traduzido como “a morada mais doce de alguém”.
Descrito como tendo seis pétalas de lótus na cor laranja, está associado à criatividade, alegria, entusiasmo e reprodução. Corresponde ao elemento água e é, tradicionalmente, relacionado com a energia sexual e sensualidade. 


Problemas energéticos nesse chackra muitas vezes fazem com que ergamos defesas para evitar nossos sentimentos verdadeiros, o que pode levar ao ciúme ou incapacidade de receber amor. Para que a energia flua livremente é necessário o abandono de medos passados e desilusões, avançar além de nossas defesas e recuperar nosso eu verdadeiro.  Quando não temos consciência da energia do Svadisthana é muito comum, sem perceber, alimentarmos sentimentos de controle rígido, superproteção, ira e dependências de todos os tipos. Quando esse chackra flui normalmente desenvolvemos a capacidade de amar e doar amor sem expectativas. 
A energia sexual desse chackra conduz à criatividade em suas diversas formas. Quando se está liberto de suas defesas e rigidez a criatividade desperta. Alguns são criativos ao cozinhar, costurar, escrever ou em seu trabalho. As ações criativas sempre geram um efeito benéfico nos corpos de energia sutil. É uma expressão de você mesmo da sua maneira. Por isso, para o fluir energético e um encontro com você mesmo pratique sua dança, seu canto, sua pintura ou seu desenho. Liberte-se de seus bloqueios.
Algumas disfunções desse chackra podem resultar em colites, síndrome do intestino irritável, má absorção intestinal e dores lombares. Podem ser usadas ervas como erva-doce e alimentos na cor alaranjados para equilíbrio das energias desse chackra.
Na aromaterapia minha dica é a utilização dos óleos essências de sândalo, jasmim e ylang-ylang. Podem ser utilizadas velas na cor laranja. 


Para a parte física são indicados asanas que abrem as energias desse chackra e fortalecem os membros inferior, como: natarajasana, upavista konasana e parivrtta Janu sirsasana.

Um comentário:

  1. Amei o post! Todo vez que eu leio as coisinhas que vc posta aqui, fico me indagando... acho ótimo para o auto conhecimento!
    Fico pensando tbm se eu não estou com o chakra em questão desalinhado hahaha
    Lalá alinha meus chakras?
    Beijos :*

    ResponderExcluir