Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hamamélis

A Hamamélis é uma planta arbustiva muito empregada tanto na fitoterapia como na homeopatia. Bem conhecida por indígenas norte-americanos na cura de ferimentos e dores musculares.
Hoje é encontrada em diversas regiões do mundo devido suas qualidades farmacêuticas, mas também muito cultivada por suas flores aromáticas que desabrocham no Outono.
Praticamente utiliza-se a planta inteira, como folhas, galhos e casca. É uma planta rica em taninos que atuam na camada superficial da pele, diminuindo a permeabilidade vascular. Por isso, é uma planta com alto potencial anti-inflamatório, anestésico e antibacteriano.
Minha dica é a utilização da infusão de hamamélis para aftas e sangramentos nas gengivas. Pode-se utilizar 1 colher (chá) cheia de ervas secas para uma xícara de água fervente. Misture e deixe descansar por 3-5 minutos. É possível utilizar essa infusão também no tratamento preventivo de varizes.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Centros de energia das mãos e dos pés

Somos resultado de uma engenharia perfeita. Possuímos centros de energia ativos capazes de receber e transmitir  vibrações energéticas sutis.
Nossas mãos e pés são pólos energéticos equilibradores.
As mãos são capazes de acionar energias e vibrações de cura, não é à toa que quando nos machucamos nossa primeira ação é levar as mãos ao local.
Em nossas mãos estão situados centros de troca energética. São vórtices de energia facilmente ativados e com grande capacidade sensitiva. A partir de nossas mãos podemos energizar partes do corpo, alimentos e até a água que bebemos.
Os nossos pés são a conexão direta com a energia vinda da Terra (energia telúrica). É através de nossos pés que descarregamos e equilibramos nossos corpos energéticos.
Uma dica para ativação dos chakras palmares é esfregar as palmas das mãos uma na outra. É um gesto básico de captação energética. Procure se concentrar e sentir o calor e formigamento das partículas aglutinando-se. Uma vez carregado estes centros, é possível fazer o envio energético de inúmeras maneiras, conforme a necessidade e o comando mental. É possível energizar um copo de água ou um alimento a ser ingerido.
Fácil e simples, só depende de nós. 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Elementos da Medicina Chinesa e as Estações do Ano

Na Medicina Tradicional Chinesa o ciclo das estações do ano influenciam as energias tanto no nosso próprio corpo como em tudo sobre a Terra.

Inverno - O inverno está associado ao elemento água. É a fase em que prevalece a força Yin, onde a energia é conservada e armazenada. Período propício para práticas de concentração e recolhimento das energias.
Primavera - A primavera está associada ao elemento madeira, onde tudo floresce. É um novo estágio em que a energia Yin do inverno se transforma em Yang. Período expansivo de alegria e geração.
Verão - O verão está associado ao elemento fogo. É a fase energética do ciclo mais cheia, a fase mais plena em Yang. É um período em que as atenções devem estar voltadas para o coração e as  emoções. Uma fase de muita energia circulando no corpo, de muito amor, compaixão, alegria e abundância. É um período de distribuição energética.
Verão prolongado - No finalzinho do verão chega um período de equilíbrio associado ao elemento terra. O fogo diminui equilibrando as energias tanto Yin como Yang. É uma fase em que o ciclo encontra-se no seu clímax, proporcionando sensação de bem-estar e plenitude.
Outono -  O outono é associado ao elemento metal. A energia começa novamente a concentrar para um período de armazenação. Nesta fase há libertação de tudo que está velho e gasto, como exemplo as árvores, que libertam suas folhas neste ciclo do ano. É um período de introspecção e meditação, de contrair as energias e reciclar sentimentos antigos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vem vem Primavera

O Inverno vai indo e a Primavera vem chegando.
Segundo a Medicina Chinesa, a primavera é o momento em que a energia yin dá lugar à energia yang. É um momento de expansão e crescimento, onde tudo aquilo que estava guardado e recolhido irá florescer. A energia ascendente faz o mundo desabrochar, tornando tudo mais verde e florido.
Assim como a natureza, nós também precisamos desabrochar e colocar para fora nosso lado criativo e reinventar a vida.
Durante este período desperte seu entusiasmo, energia e vontade de tentar coisas novas. Sinta que a cada sopro, a cada momento, se expressa um novo começo.
Sinta a liberdade e inspire-se na beleza divina da natureza, que a cada dia nos presenteia com lindas flores coloridas e cheias de vida!